Depressão: o que é e quais seus sintomas

A depressão é um transtorno do humor que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Cerca de 7% dos adultos têm um episódio depressivo a cada ano. A depressão clínica é mais do que apenas se sentir pra baixo.  A depressão é caracterizada por sentimentos persistentes de tristeza, desesperança e inutilidade que não desaparecem por conta própria.

Ter algum sentimento de tristeza ocasional é normal e faz parte da vida. Eventos tristes e angustiantes ocorrem com todas as pessoas e responder a eles emocionalmente é saudável. No entanto, sentir-se sempre triste e deprimido de forma constante e sem qualquer sentimento de esperança não é normal. Esse sintoma pode indicar um quadro de depressão, que é uma condição médica séria.

Visão geral da depressão

Enquanto todos se sentem tristes de vez em quando, a depressão é muito diferente. Transtorno depressivo maior ou depressão clínica faz com que você experimente sentimentos de tristeza, solidão ou perda de interesse em coisas que você já desfrutou. Quando esses sentimentos ocorrem por mais de duas semanas, esse é um sinal de que você precisa procurar ajuda profissional. Fale com o seu médico se tiver sintomas que possam indicar depressão.

Sintomas comuns de depressão

Os sintomas da depressão podem variar. Eles podem manifestar-se de forma diferente de pessoa para pessoa. No entanto, para a maioria dos indivíduos, os sintomas da depressão afetam sua capacidade de realizar atividades diárias, interagir com outras pessoas ou ir ao trabalho e à escola. Se você sofre de depressão, muitas vezes pode experimentar vários dos seguintes problemas:

Tristeza

O sintoma mais comum de depressão é um sentimento de tristeza ou vazio que dura mais de duas semanas. Uma pessoa pode descrever esse sintoma como um sentimento de desesperança. Uma pessoa deprimidapode sentir como se a vida não melhorasse e como se esse intenso nível de tristeza fosse durar para sempre. Se esse sentimento durar por mais de dois anos, a depressão é conhecida como distimia. A distimia é um tipo de depressão crônica em que o humor de uma pessoa é constantemente baixo.

Inutilidade

Os sentimentos contínuos de inutilidade, culpa ou desamparo frequentemente acompanham a depressão. As pessoas tendem a se concentrar em deficiências pessoais ou falhas do passado. A pessoa com depressão muitas vezes se culpa quando sua vida não está indo como ela gostaria. Adolescentes que experimentam depressão geralmente relatam sentimentos de inutilidade. Eles podem se sentirincompreendidos e começar a evitar interações com os outros.

Irritabilidade

A depressão pode fazer com que as pessoas se tornem facilmente frustradas ou irritadas, mesmo em questões pequenas ou insignificantes. Isso muitas vezes se relaciona com uma pessoa que experimenta níveis de tensão e fadiga que dificultam o passar do dia. Homens e mulheres com depressão podem exibir sintomas de irritabilidade de forma diferente um do outro. Muitas vezes, as mulheres relatam sentirem-se nervosas em um momento e no outro com muita vontade de chorar. Os homens podem parecer voláteis ou agressivos devido à sua depressão.

 Fadiga

As pessoas com depressão muitas vezes experimentam falta de energia ou se sentem cansadas o tempo todo. Pequenas tarefas como tomar banho ou sair da cama podem parecer um grande esforço.O deprimido se sente sobrecarregado só de pensar em fazer qualquer tipo de esforço ou sair ao ar livre.

Culpa

A depressão é muitas vezes o resultado do uso de produtos químicos. No entanto, as pessoas que têm depressão podem culpar-se por seus sintomas. Declarações como “Não posso fazer nada certo” ou “tudo é culpa minha”, tornam-se comum para elas.

Choro frequente

As pessoas que têm depressão podem chorar frequentemente, sem motivo aparente. O período de choro pode ser um sintoma de depressão pós-parto, que pode ocorrer em uma mulher depois de ter dado à luz.

Apatia

As pessoas com depressão geralmente perdem o interesse ou deixam de encontrar prazer em atividades que uma vez desfrutaram, incluindo o sexo.

Ansiedade

A ansiedade é um sentimento de desastre ou perigo iminente, mesmo quando não há uma razão justificável. A depressão pode fazer com que a pessoa se sinta ansiosa o tempo todo. Um indivíduo com depressão pode se sentir constantemente tenso e ansioso, mesmo que não haja qualquer motivo para essa sensação.

Inquietação

A agitação e a inquietação, incluindo a estimulação, a incapacidade de ficar quieto ou a torção das mãos podem ocorrer com a depressão.

Falta de concentração

Pessoas com depressão podem ter dificuldade de se lembrar das coisas, manter o foco ou tomar decisões. A fadiga, os sentimentos de inutilidade podem transformar a tomada de decisões em uma conversa que é difícil de realizar.

Isolamento

Muitas pessoas com depressão se fecham fora do mundo. Eles podem se isolar, não atender o telefone ou se recusar a sair com os amigos. Você sente como se estivesse entorpecido e que nada lhe trará alegria.

Problemas de sono

Os hábitos de sono das pessoas provavelmente mudarão como resultado da depressão. Elas podem dormir muito ou ficar insones. Podem acordar no meio da noite e não voltar a dormir. Você pode dormir por longos períodos e descobrir que não quer sair da cama. Esses sintomas levam à fadiga que pode exacerbar sintomas adicionais de depressão, como a falta de concentração.

Excesso ou perda de apetite

Depressão pode muitas vezes causar uma falta de interesse em alimentos e perda de peso. Em outras pessoas, a depressão leva a excessos e ganho de peso. Isso ocorre porque uma pessoa pode se sentir tão frustrada que se volta para a comida como um meio para escapar de seus problemas. No entanto, comer demais pode levar a ganho de peso e fazer com que exiba baixos níveis de energia. Falta dealimentação suficiente também pode causar provocar baixos níveis de energia e sensação de fraqueza.

Pensamentos de suicídio

Pensar ou fantasiar sobre a morte é um sinal sério que precisa ser abordado imediatamente. Depressão e pensamentos suicidas nunca são emoções normais.Se você ou um ente querido pensa em se machucar, procure atendimento médico imediato. Um médico poderá ajudá-lo e dar acesso a tratamentos para saúde mental até que esses sentimentos desapareçam.

Depressão dor física

Sintomas físicos, como dor no corpo, dores de cabeça, cólicas e problemas digestivos também podem ocorrer. Crianças com depressão geralmente relatam sintomas de dor física.

Quando você tem depressão com dor física, tratar seus sintomas e superá-los pode não ser algo fácil. O caminho é não desistir e seguir o tratamento até conseguir bons resultados. Tratar a depressão pode exigir a participação de um terapeuta, um psiquiatra e o uso de medicamentos.