O indispensável a respeito de a categoria Akita Inu

Precisamente como o sumô e as gueixas, a raça Akita é tida como uma parte importante do legado nacional japonês. Esta espécie inclusive é bastante tradicional no país por ser considerada como um verdadeiro símbolo de sorte. O nome Akita procede de uma região localizada na ilha de Honshu, e “inu” que significa cão em japonês, compondo o termo completo do cão Akita Inu.Apesar das primeiras espécies da raça Akita terem surgido só a contar do século XV, na realidade, alguns especialistas declaram que o aparecimento da espécie se deu por cerca de 4.000 anos atrás. Originalmente, esse cachorro era classificado como de porte grande, sendo utilizado pelos militares japoneses como cachorro de defesa e ataque durante diversos anos.Os militantes norte-americanos, ao longo da Segunda Grande Guerra, adquiriram crias dessa espécie, após um indivíduo reproduzir uma fêmea da espécie “Akita” com um cachorro da espécie “Pastor Alemão”. Após este feito, deu início à espécie “Akita Americano”, a qual se popularizou de forma rápida, assim sendo comercializada em diversos locais do mundo. Hoje em dia, ambas as espécies coexistem.

categoria akita inu

Características Físicas do Akita Inu

Os lobos e as espécies “Akitas” têm inúmeras similaridades. As cadelas da raça “Akita” possuem em torno de 57 até 63 centímetros, enquanto os cachorros possuem em torno de 65 a 70 cm. Precisamente como o porte, a pesagem da raça ainda varia conforme o gênero da espécie, eles podem pesar de 33 até 50 quilos. Existem duas maneiras de como o pelo do cachorro Akita se revela: a pelagem superior é dura e reta e a pelagem inferior é sedosa e densa.A cabeça do cachorro Akita é grande e amassado, a testa larga e o chanfro é bem definida. O focinho do cachorro Akita vai se afunilando progressivamente e o seu comprimento é bem moderado. Os olhos da espécie são bem afastados e são constituídos em um ângulo obtuso, seus olhos são castanhos, ligeiramente pequenos iguais aos Spitz. Suas orelhas se dispõem de maneira eretas e espessas, triangulares e com pontas arredondadas, parecem ligeiramente inclinadas pra frente e portadas de maneira ereta.Seu pescoço é vigoroso, sem papadas, finalizando em um peito profundo e amplo. Além do mais, o seu dorso é robusto e resistente, e suas costelas são relativamente curvadas. A parte de trás é bastante desenvolvida. Sua cauda de inserção se enrola sobre o dorso, além de ser bem forte, enorme e grossa. Além disso, sua pata é bem forte e arredondada.

Pelagem do Akita Inu

As temperaturas podem estar geladas, mas a pelagem do Akita Inu busca manter a sua temperatura aquecida, uma vez que os seus pelos são bem impermeáveis. Em especial, a raça Akita tem uma pelagem bem dura e o pelo inferior oleoso, fazendo com que eles sejam excelentes caçadores embaixo da água. A pelagem de cobertura é lisa, dura e reta, enquanto o subpelo é mais sedoso, denso e oleoso. A cernelha e a garupa são cobertas com um pelo um tanto mais comprido e na cauda o pelo é mais longo do que o resto do corpo.
A pelagem do Akita Inu tem muitas tonalidades: sésamo (avermelhado com as pontas escurecidas), branco, tigrado e vermelho-fulvo.
Além de tudo, independente de todas as cores que tiver, as pelagens necessariamente devem ter a coloração Urajiro, isto é, na parte lateral do focinho, abdômen e pescoço, embaixo da cauda e bochechas, e ainda no lado interno das patas vai existir um pelo esbranquiçado.
Os Akitas trocam seu subpelo duas vezes anuais. O processo de substituição da pelagem é muito intenso, podendo ser finalizada depois de mais de 30 dias. Eles se lambem regularmente, precisamente como os gatos, devido a isso eles conservam-se higienizados por muito tempo. Dessa maneira, o certo é que tomem banho com a menor assiduidade possível, com a finalidade de evitar a redução da oleosidade natural da pele. Porém, habitualmente tem o dever de ser feita a escovação em sua pelagem.

Temperamento do Akita Inu

A personalidade do cachorro Akita pode ser determinada como calmo e receptiva, calma, e este se caracteriza por sua lealdade. É considerado um cachorro territorial, audacioso, destemido, costuma guardar tanto a parentela quanto a propriedade.
Embora o temperamento dócil e calmo, o Akita Inu é apropriado para donos com mais pulso firme, pois esta espécie necessita obter confiança de seu proprietário, a fim de que esse possa instruir esse cão com muita tranquilidade e disciplina, entretanto, especialmente, são obedientes e inteligentes.O cachorro Akita Inu não costuma ser intolerante com indivíduos que ele não convive, no entanto tende a se mostrar indiferente às gente estranha à sua rotina. De caráter forte e muitas vezes dominante, alguns exemplares podem se expor pouco condescendentes em relação a os demais cachorros, principalmente os de mesmo sexo. Unicamente os cachorros socializados precocemente apresentam a predisposição para conviver com os demais animais. O recomendável para que o cachorro Akita não fique hostil e excessivamente possessivo é que ele seja treinado desde pequeno, assim o Akita poderá se tornar mais sociável.

Vantagens de ter um Akita Inu

categoria akita inu

cachorros Akita se dão muito bem com crianças, em especial os que já estão habituados a conviver com elas o dia inteiro. Eles podem ser um pouco distantes com alguém novo (ou crianças muito barulhentas), mas logo se ajustam às novas situações. Apesar de serem muito vocativos, os exemplares da raça Akita Inu não são muito de ladrar.Eles são super inteligentes e sensíveis, tornando-se sempre notáveis cães de guarda e proteção, tanto em relação a pessoas de quem goste ou das propriedades que deva defender. O Akita Inu está entre os 60 cachorros mais astutos do mundo, já que eles possuem uma excelente habilidade de serem treinados e instruídos, particularmente se este adestramento começa desde pequenos.

Problemas do Akita Inu

O Akita Inu vive em mediana até os 12 anos. Além do mais, eles são propensos a displasia em seus quadris ou em seus cotovelos, isso tudo provocado por conta do seu porte. Outro problema usual nos cães Akita está relacionado a seus olhos. Eles podem sofrer de “Atrofia da Retina”, levando à cegueira; e, inclusive, suas pálpebras se viram pra o interior e ferem suas córneas, esse problema é chamado “Entrópio”.É indispensável que o proprietário do cão Akita Inu leve-o ao veterinário regularmente, para que possa fazer exames de rotinas a fim de precaver futuras enfermidades. Fora das já citadas, os Akitas são muito propensos a ter epilepsia, por isto a visita ao veterinário é extremamente importante.Para que os Akitas Inus possam coabitar de maneira harmoniosa com os demais espécimes, é necessário que eles tenham tido ligação com outros cães desde filhotes.

Como cuidar do Akita Inu

Os cães Akita Inu podem adaptar-se à vida em prédio, porém necessitam de atividades diárias para preservarem-se estáveis e sadios. O Akita precisa caminhar diariamente, principalmente se viver em prédios ou pequenas casas onde não há muito espaço para ele. Já quem vive em residência ou tem grandes espaços e quintais rodeados deve deixar os cachorros soltos para que consigam se exercitar livremente.No que se refere a cuidados com o bem estar, é importante lembrar que a pelagem dos Akitas deve ser escovada diariamente ou, pelo menos, toda semana, impedindo os nós nos pelos e o acúmulo de impurezas que pode causar problemas de pele como a dermatite.A fim de que os seus cachorros se desenvolvam perfeitamente, é fundamental também prestar muita atenção em sua alimentação, pois os cão Akita têm um bom apetite, então conserve uma alimentação bem equilibrada todo o dia.A saúde geral do animal está intimamente relacionada à sua limpeza. Para que seu cão Akita não se contamine e contraia qualquer tipo de problema por bactérias, o local onde ele vai se estabelecer deve estar bem limpo diariamente. A boa higiene também evita complicações de saúde vindouros. No caso do Akita Inu, em especial, é fundamental nunca deixar o lugar onde ele habita úmido logo após limpeza, com a finalidade de evitar que ele deite e fique úmido, já que isso pode causar o crescimento de fungos em sua pele ou inclusive alergias.

Filhotes do Akita Inu

O cão Akita quando filhote é fofo como um bicho de pelúcia. Você deve expor a seu cão Akita Inu que você é quem está no controle. Pela personalidade dominadora e forte do cachorro Akita, este deve ser treinado o quanto antes a fim de que ele conheça os limites.Akitas são cachorros limpos que não possuem dificuldade em saber as regras gerais de higiene. cão Akita amam estar na presença de seus donos, embora eles sejam muito calmos em ficar sozinhos. Exercícios frequentes são extremamente aconselhados para impedir que se transformem em cachorros aborrecidos e destruidores de pertences dispersos ao longo da casa.A característica de um cão Akita é genética, ou seja, ao optar colocar um filhote de Akita Inu veja seus pais, assim você entenderá como o seu cãozinho irá se comportar. Com a finalidade de evitar problemas vindouros, pesquise um petshop ou um canil adequado e seguro. pesquise a popularidade do vendedor e veja se vale a pena adquirir qualquer cachorro no local onde você irá comprá-lo. Preste, constantemente, bastante atenção no modo como o filhote de Akita se porta. O comportamento do cão Akita difere de espécie para espécie. Alguns serão mais espertos, outros serão mais obedientes, estes necessitarão de muito pulso firme pra serem adestrados.

Curiosidades sobre o Akita Inu

Hoje em dia, convivem duas raças de Akita, o Akita Inu e o Akita Americano|Duas raças de Akita
O Akita Inu foi desenvolvido nas zonas noro-orientais do Japão para a prática da caça grossa, quer dizer, o cão era usado para caçar cervos e ursos.O cachorro Hachiko, conhecido por ter aguardado vários anos por seu proprietário em uma estação de trem, ganhou um filme nomeado “Sempre Ao Seu Lado”, estrelado pelo astro “Richard Gere”. Mesmo depois do falecimento de seu proprietário, Hachiko retornou para a estação por mais de Uma década, sempre aguardando que seu proprietário retornasse. Isto aconteceu até o último dia de sua vida.

Deixe uma resposta