Suspensão de carro? Conheça fatos interessantes

Você em certo momento já ouviu falar em suspensão de carro, tenho certeza disso! Entretanto, no momento em que dizemos sobre suspensão, você pensa que é simplesmente uma mola relacionada à roda do veículo. Não é mesmo? Errado! Veja o motivo!
Nós iremos falar aqui relativamente mais em relação aos 3 modelos de suspensões , no sentido de auxiliar você a fazer a mais adequada seleção para seu amado veículo.
A suspensão requer a sua atenção, visto que é um dos sistemas mais primordiais para o bom funcionamento de um automóvel. É exatamente ela quem garante a estabilidade do automóvel e absorve os impactos do veículo com o solo, proporcionando um maior aconchego ao condutor e os acompanhantes.
É bem relevante que o condutor preste atenção no desempenho da suspensão de seu veículo e a mantenha com as suas adequadas manutenções.
Em território brasileiro, os três essenciais e mais comuns tipos de suspensão são o fixo, a ar e rosca. Mas, muitas pessoas não sabem exatamente como atuam estes três tipos de suspensão, as essenciais características e particularidades.

Suspensão a ar

suspensao-ar A suspensão a ar está cada vez mais habitual e no imaginário daqueles que almejam rebaixar o seu veículo, contudo quem pensa que ela é uma criação nova, está inteiramente equivocado!
Ela existe desde os anos 1940, data em que se buscava uma alternativa para aprimorar a estabilidade dos carros de competição nos EUA.
A preliminar suspensão a ar segura a qual podia possuir uma utilidade prática foi desenvolvida pela Firestone principalmente para o último exemplar Stout Scarab Experimental, revelado no ano de 1946, que inclusive foi o primeiro automóvel com carroceria de fibra de vidro no mundo.
O princípio era idêntico aos dos sistemas contemporâneos: 4 bolsas de ar substituíam as molas tradicionais, e possuíam sua pressão controlada por quatro pequenos compressores unidos a cada uma das bolsas.
Essencialmente, a suspensão a ar é o emprego de bolsas de material elastômero, usualmente borracha sintética trefilada ou poliuretano, inseridas em agrupamento ou substituindo a suspensão mecânica original de um veículo. São exibidas em vários formatos, dimensões e capacidades de carga.
Essas bolsas de ar são capazes de ser infladas mudando o agrupamento original para equilibrar uma carga extra nivelando o carro.
No local das molas são postas essas bolsas de ar que vão fazer a ajustagem de altura do automóvel. Ao travar o ar, o veículo levanta e quando o conjunto é ligado de novo, o ar é despejado da parte de dentro das bolsas para o lado de fora, fazendo desta maneira com que o veículo se rebaixe totalmente.
Contudo, existe a indispensabilidade de um sistema que controle a estatura de rodagem. Este equipamento chama-se válvula niveladora, o qual de preferência tem que ser eletrônica, dado que o condutor dificilmente pode exercer esta ajustagem.

PROS

  • Ajuste de altura e maneio em tempo real. Lombadas se tornam obsoletas!
  • Preservação de componentes baixos e caros e prevenção de danos ao chassi.
  • Molas de ar progressivas, bastante semelhantes às suas molas helicoidais.
  • Níveis maleáveis das molas.
  • Altamente adaptável.
  • Não há outro modo de obter uma altura rebaixada e permanecer funcional.
  • Adaptação breve a aumento e modificação de peso.
  • Diminua a altura do carro sem sacrificar a qualidade da direção.
  • Chamar atenção em qualquer lugar que estacionar!

DESVANTAGENS

  • É mais oneroso do que suspensões de molas helicoidais.
  • O processo de instalação é mais complexo.
  • O procedimento de instalação é mais caro.
  • Mais componentes são necessários.
  • Em determinados casos são precisas alternâncias permanentes de chassi.
  • Já mencionamos que é muito caro?

Curiosidades com relação às suspensões a ar

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  1. Posso acionar a suspensão com o carro movimentando-se?
    Sim, você é capaz de estar acionando a suspensão a ar com o carro se movimentando, sem complicações.
  2. Qual o benefício de utilizar suspensão a ar?
    Se decidir por usar um sistema de suspensão a ar no seu carro terá muitas vantagens como: precisar se incomodar mais com lombadas, quebra molas e outros obstáculos, dado que vai poder subir e descer o sistema de suspensão sempre que for preciso.
  3. Como é recarregado o ar que a suspensão utiliza?
    O modo mais prático e eficaz de se carregar o ar utilizado no sistema de suspensão é utilizando um compressor, que, geralmente, já acompanha o kit de suspensão a ar.
  4. Posso usar compressor de pneus na minha suspensão a ar?
    Muitas pessoas tentam usar compressor de pneu na suspensão, e isto, além de gerar sérios perigos à segurança do veículo, inclusive compromete a finalidade da sua suspensão. Os compressores para pneus não têm a mesma pressão que os compressores próprios para suspensão a ar.
  5. Quais veículos são capazes de receber suspensão a ar?
    A suspensão a ar é capaz de ser utilizada em praticamente todos os modelos de carros.
  6. As bolsas correm risco de estourarem?
    Se o kit de suspensão a ar que você estiver empregando for de boa qualidade, não. Mas habitualmente é recomendado levar o automóvel para uma inspeção de rotina, assim você certifica-se de que está tudo ok com seu carro. De modo geral, um kit de suspensão a ar pode durar muito tempo caso sejam feitas as devidas conservações.

Suspensão a Rosca

Seu funcionamento acontece através de um mecanismo formado de um tubo roscado e flange, que unidos são interligados aos amortecedores ou diretamente no eixo de trás do veículo, propiciando que seja executada a regulagem de altura somente com o rosqueamento a mão do sistema.
A suspensão a rosca fornece maior movimentação, e pode ser boa para quem procura encarar vários modelos de terrenos, já que ela é capaz de ser controlada manualmente.
Para quem quer tunar o carro é vantagem montar esse kit, além de ser mais barato que a suspensão a ar, este kit confirma total segurança e equilíbrio ao automóvel.

PROVEITOS

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  • Mais garantida que a suspensão a ar.
  • Manutenção demasiadamente baixa.
  • Segurança ( uma vez que você não tem o risco de estourar uma bolsa numa curva)
  • Economia
  • Facilidade de troca na altura: Em 5 minutos você reduz ou sobe as 4 rodas
  • Longevidade: Ferro tem maior durabilidade do que borracha

Contras

  • Aconselhamos obter novos amortecedores em todo o caso do vendedor da suspensão, ou encontrar em que lugar ele adquire e conseguir do mesmo padrão, a fim de não mudar a pressão dos amortecedores.
  • Sempre que mudar a estatura você vai perder o alinhamento.

Suspensão Fixa

Esse padrão de suspensão é constituído por um conjunto com 4 amortecedores e quatro molas preparadas. Com esse tipo, o veículo pode ser rebaixado a uma estatura correta perfeita para o automóvel, propiciando maior aconchego e estabilidade.
É bastante usada por quem conta com um veículo de alta performance, com motores preparados para alcançar enormes velocidades, visto que costumam carecer de mais estabilidade e, por essa razão, o adequado modelo é a suspensão fixa, a qual pode ser instalada na altura adequada para o modelo e o perfil de solo que seu automóvel vai enfrentar.

Como é realizado a transformação enfim?

modificacao-suspensao-fixa Há duas maneiras de efetivar projetos de suspensão fixa:
Cortando, Aquecendo ou Prendendo as Molas com Presilhas: Além de ilícito ( dado que não autorizam a regularização junto ao DETRAN), esta prática é excessivamente perigosa, dado que mudam a estrutura das molas originais e acrescem a chance de acidentes por rompimento;
Empregando Molas Esportivas : Preparadas especificamente para o layout do veículo por produtores de molas e amortecedores, equipa o agrupamento de suspensão respeitando as leis de trânsito, quer dizer, além de efetivo ainda evita multas e apreensão do automóvel, dado que são capazes de ser tranquilamente regularizados.

Suspensão reforçada

É um conjunto de molas, amortecedores e barras estabilizadoras. Nos carros off-road é habitual achar molas semi-elípticas ou helicoidais e Duplo A – um modelo de suspensão -, que são mais fortes e reforçadas para aguentar intensas pancadas.

Distinção Entre Suspensão Preparada E Molas Aparadas

Ao falar que temos um automóvel com suspensão preparada, estamos dizendo que o veículo é, em outras palavras, rebaixado.
Para os amantes de carros baixos, o procedimento mais seguro e mais certo para modificar seu veículo é optando por suspensões, ou melhor, o veículo trabalhará com sua altura modificada, mas o conforto e a segurança persistem!
Inúmeras pessoas optam por rebaixar seu automóvel cortando as molas da suspensão. Este terminantemente não é o modo correto, dado que na ocasião em que você corta as molas, o veículo trabalha com a altura do amortecedor reduzida fazendo deste modo com que aquele amortecedor não absorva choque e sim a mola, o transformando naquele popular veículo “Pula-Pula”.
Quando você trabalha com a suspensão preparada, o conjunto mola e amortecedor já vem no tamanho adequado com o intuito de se obter o amortecimento, fazendo com que a suspensão opere com um melhor conforto, absorvendo, de uma maneira ainda mais confortável, os impactos adquiridos pelo sistema de suspensão.
Por este fundamento, no momento em que optar por rebaixar seu automóvel, cogite em inicialmente fazer um trabalho que garanta sua segurança e seu bem-estar e que não venha trazer posteriores adversidades para seu automóvel.

A suspensão é similar para todos os automóveis?

suspensao-veiculos-igual Cada tipo de veículo conta com um tipo de suspensão e, ao todo, somos capazes de encontrar 3 tipos: independente, semi-independente e totalmente dependente.

  • No padrão independente, cada roda recebe os choques das irregularidades do chão sem deslocar à outra do mesmo eixo;
  • No semi-independente, uma parcela dos choques é deslocado para a outra roda;
  • No modelo dependente, os movimentos de uma roda são encontrados nas outras rodas do eixo.

De acordo com do modelo do veículo, há a probabilidade de existir dois modelos de suspensão: uma posterior e a outra na frente.

Entenda o sistema de suspensão

Molas e amortecedores

Ligados, mola e amortecedores englobam a essencial ação de amortecimento no que diz respeito à variação do solo. Em razão da sua flexibilidade, a mola é o item mais eficaz a fim de filtrar as incorreções do solo. Já o amortecedor age em agrupamento com a mola para amenizar as irregularidades da pista.
Por agirem em conjunto, no geral ambos carecem de ser inspecionados no momento em que o veículo alcança os 20 mil quilômetros rodados e trocados aos 40.000 km rodados, ou conforme a orientação de cada fornecedor.
Em certos casos, o veículo pode chegar a rodar até 50 mil quilômetros sem a exigência da troca e com desempenho em excelente estado. Entretanto, com a má qualidade de boa parte das ruas do Brasil, quase a todo o momento cheias de buracos, e rodovias de terra ou de trechos péssimos, é importante que o motorista preste atenção.
É possível descobrir defeito nos amortecedores caso o automóvel manifeste oscilação na lataria em linha reta e com ruídos oriundos da suspensão. Já nos amortecedores, os problemas podem acontecer antes ainda que eles iniciem a acometer o equilíbrio do veículo ou gerar ruído.
Por este propósito, sempre que for fazer um alinhamento ou balanceamento, solicite ao profissional para ele dar uma olhada se não existe vazamento ou se as hastes estão limpas.

Braço oscilante

braco-ocilante O braço oscilante também é um dos componentes da suspensão de carro e tem como intuito servir de suporte para a coluna de suspensão, que é articulável.
Caso o motorista sinta alguma irregularidade ao tomar a condução, seguida de qualquer ruído na suspensão, pode ser que as buchas do braço oscilante estejam gastas ou danificadas, sendo necessário substituí-las.

Pivô de suspensão

O pivô de suspensão trabalha para o exato funcionamento do braço oscilante. Isto porque, sua função é a de auxiliar a coluna de suspensão em seu deslocamento, proporcionando o ângulo de oscilação do braço. Se estiverem gastos, provocarão ruídos que podem prestar de alarme ao condutor.

Barra estabilizadora

Esse item é incumbido na estabilidade do automóvel em altas velocidades, em retas e curvas. Ainda por cima, a barra estabilizadora ocasiona a conexão entre as colunas de suspensão e é presa à carroceria por buchas de ligação, e às colunas por meio de bieletas.
Estas são peças que impedem que o carro se apoie nas rodas ao fazer uma curva, ajudando a controlar o equilíbrio da carroceria e, consequentemente, impedindo fatalidades. Assim como os outros componentes, a ausência de estabilidade e barulhos são capazes de sugerir um vestígio de mau funcionamento da barra estabilizadora.

Kits de suspensão – custo e conteúdo

Kit de suspensão comum

kit-suspensao-comum O kit, que costuma ser formado por coxim (com e sem rolamento), batente e coifa, é capaz de alternar o preço de acordo com fabricante e distribuidora.
De modo geral, o kit sai numa média de R$ 600 reais, mas pode chegar a valer R$1000 conforme a distribuidora.

Kit de suspensão a rosca

O kit de suspensão a rosca inclui as peças: 2 OU 4 AMORTECEDORES PREPARADOS (REMANUFATURADO), 4 MOLAS ESPECIAIS, 4 CONJUNTO DE REGULAGEM (ROSCADA/USINAGEM CNC), 1 PAR TELESCOPIO – (ENCURTADOS COM CUBOS E ROLAMENTO).
O preço do kit pode variar em torno de R$600 e R$1000, variando de fabricante a fabricante e, também, do tipo do carro.

Kit de suspensão a ar

A suspensão ar contém principalmente os seguintes utensílios: compressor, cilindro, relógios, bolsas.
Nos dias atuais o preço de um kit de suspensão a ar também é bastante salgado, apesar disso bastante gratificante. Um kit integral varia de R$2500 a R$3500 Reais. Já um kit mais simples sem o compressor custa de R$1500 a R$2500. O diferencial é que sem o compressor o cilindro não infla sozinho, e desse jeito o usuário tem que enchê-lo com ar.

Quais são os contras da suspensão modificada?

Se você pensa em trocar a suspensão do seu carro, fique alerta às incumbências que você tem a necessidade de possuir antes e durante a condução do automóvel.

Modificação nas molas

Antes de executar alguma modificação nas molas é primordial saber que os fabricantes utilizam softwares para o seu dimensionamento, já que o cálculo envolve um enorme número de princípios como quantia de vínculos, diâmetro, comprimento, carga, grau de inclinação dos elos, tensão máxima de cisalhamento do material, entre outras.
Além dessas condições, os engenheiros fazem avaliação da geometria da suspensão para identificar as solicitações a que esta mola irá estar subordinada e, por último, são indicados os procedimentos térmicos que vão ser administrados durante o processo construtivo.
Em razão disto, técnicos em suspensões não sugerem qualquer retrabalho (como é nomeada a modificação) nas molas para reduzir seu tamanho, seja o aparo de determinados vínculos, grampos ou ainda aquecimento. Esse último estabelece um aliviamento de tensões no material e encurta a medida entre os elos, diminuindo o comprimento inteiro da mola.
Em um primeiro minuto, estes retrabalhos são capazes de suprir às expectativas dos compradores, apesar disso, no médio prazo, falhas aparecem: amortecedores estourados, trincas na longarina, trincas no túnel e batentes dos amortecedores estragados vão ser os primeiros agravos.
Se tiver vontade de modificar as molas, mais adequados são os kits de molas esportivas, próprias para cada modelo de automóvel. Além de dimensionadas pelo fabricante, elas asseguram a redução da altura com certo conforto e, especialmente, fornecem uma aliviada aos outros itens da suspensão de carro.

Deve-se não utilizar altas velocidades

alta-velocidade Todos sabemos que os veículos originais de indústria passam por testes diversificados de durabilidade e aproveitamento. Aparelhos especialmente fabricados para este objetivo identificam possíveis falhas de projeto e estabelecem os limites de fadiga de materiais e, apesar disto, e com toda essa estrutura, os defeitos aparecem.
A conjuntura fica mais delicada no momento em que o esquema original é alterado, por este pretexto é primordial não usar altas velocidades. O estouro de um amortecedor ou quebra de uma mola pode por você em uma ocasião desagradável se você está além de 100 km/h.
Há uma consciência muito grande entre quem curte fazer modificações. A grande parte percebe que possui veículos especiais e que esse fato é digno de atenção redobrada com relação aos cuidados com manutenção preventiva. Dessa forma, acabam sendo mais cuidadosos do que muitas pessoas que preservam seus carros originais.
Eles têm noção que, no menor vestígio de oscilação ou ruído, deve-se estacionar o carro e exercer um exame detalhado das peças envolvidas na personalização.

Se for alterar, tem que legalizar!

Não é unicamente ter desejo, tomar conta do veículo e conhecer a lei. Alterar o carro envolve uma série de questões burocráticas. Veja a seguir como funciona o procedimento:

  1. Confira se a alteração a qual objetiva instituir no automóvel é autorizada (resoluções 291 e 292 de 29/08/2008 do Contran)
  2. Requeira ao delegado do Detran permissão preliminar para modificação das propriedades originais do carro
  3. De posse dessa autorização prévia somada a nota fiscal dos trabalhos realizados no carro, procure um posto de revisão autorizado pelo Inmetro a fim de fazer a avaliação da atual suspensão
  4. Caso seu carro seja legitimado, você vai receber o Certificado de Segurança Veicular (CSV) remetido pelo Inmetro
  5. Para acabar, é preciso levar o CVS ao Detran para registrar as alterações e alterar o registro do automóvel, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), abrangendo na parte de observações do registro a altura da nova suspensão, medida do chão ao farol do automóvel.

Saiba que, mesmo estando com a documentação validada, a maioria das empresas de seguro não cobre os prejuízos de carros rebaixados. Mais um motivo para não exagerar.
Cogita fazer outras alterações no veículo? É importante dar uma olhada nas resoluções de número 291 e 292 de 29/08/2008 as quais lidam especificadamente das modificações.

O QUE REITERA A LEI acerca da suspensão de carro?

lei-suspensao-carro Modificada em 2014, a resolução 479/2014 muda o artigo 6º da resolução 292/2008, que desautorizava o emprego de suspensões com regulagem de altura, bastante devido aos caminhoneiros os quais rebaixavam as suspensões da frente do caminhão para ficarem com o estilo denominado de “verdureiros”.
Com a atual resolução, o que ficou registrado foi que para os veículos que tiverem modificação na suspensão, deve existir nota no Certificado de Registro de Veículo (CRV) e no Certificado de Licenciamento de Veículo (CRLV) comunicando a atual estatura do automóvel, mensurada do chão ao ponto do farol baixo (original) do veículo.
Inclusive consistem as exceções de que:

  • Os automóveis têm que ter peso bruto total de até 3.500kg;
  • A altura mínima de rodagem (medida do chão até o ponto mais baixo do chassi) deverá ser de dez centímetros;
  • O conjunto de rodas e pneus não pode encostar em nenhuma fração da lataria durante o esterçamento.

Mesmo com a modificação do artigo 6º da lei, o artigo 8º da mesma lei não foi modificado e impede:

  • Utilização de rodas ou pneus que ultrapassem os limites externos dos para-lamas do automóvel;
  • Aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda;
  • Alteração das propriedades originais das molas do automóvel, inclusão, isenção ou alteração de equipamentos da suspensão.

MOLAS ESPORTIVAS: Uma alternativa

Como debatido anteriormente neste texto, ainda que seja uma prática habitual, rebaixar o automóvel exige uma sucessão de precauções para executar a mudança obedecendo a legislação e conservar a segurança.
Tendo em conta as vantagens e perdas de cada uma das possibilidades de utilização, as molas esportivas são as mais indicadas, já que possuem o menor valor entre as alternativas que podem ser legalizadas e possuem fabricação com as características próprias ao modelo do veículo, o que garante segurança à você e seu automóvel.

Suspensões de carro a ar Castor

A Castor é uma especialista no quesito de suspensões. A empresa fornece diversos modelos de kits conforme a essencialidade de instalação do seu automóvel.
Entre seus produtos de suspensão a ar, podemos encontrar:

  • Amortecedores, Bloco/Válvulas Solenóides
  • Bolsas de Ar
  • Compressores
  • Controladores
  • Filtro de Ar
  • Grife e Acessórios
  • Mangueira/Conexões
  • Manômetros
  • Extremidade de Eixo
  • Proteção Elétrica
  • Reservatorio de Ar
  • Estrutura de Cilindro
  • Licença e Atualizações

Você é capaz de entrar em contato com a Castor no endereço, por meio do celular e whatsapp e/ou através website da loja.

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