Lavagem de Carros – conheça as formas de fazer

Nenhum motorista gosta de rodar com o carro sujo. Além de passar a sensação de automóvel descuidado, o pó e outras imundícies conseguem manchar as roupas e até acarretar um abatimento na hora do programa de fim de semana. Em razão disso, nunca foi tão imprescindível achar-se bem ciente a respeito das táticas e utensílios correlacionados à lavagem de carro.
Inúmeras pessoas têm o hábito de dar uma passadinha no lava-rápido com o intuito de esterelizar o automóvel, outras têm o costume de pegar a mangueira e fazerem elas mesmas a limpeza. Mas entenda que muitos se equivocam na lavagem do carro e fazem a limpeza de maneira inadequada, o que acaba manchando a pintura e avariando a cera que cobre a tinta. Outros despendem litros de água no decorrer da lavagem do carro menosprezando novos procedimentos, como a lavagem a seco, também chamada lavagem ambiental.
A fim de que você não erre mais, listamos em seguida algumas informações essenciais a respeito da lavagem de carro que irão fazer com que você mude seu jeito de lidar com o trabalho de higienização do seu veículo.

Produtos que jamais devem ser empregados durante a lavagem de carros

Jamais utilize detergente para lavar seu carro

lavagem_carros O detergente de cozinha é ótimo para lavar garfos e vasilhas e tirar a gordura de uma panela, contudo demasiadamente nocivos à pintura do carro. Eles aos poucos avariam a cera defensora do veículo, o que eleva o risco de arranhões e prejuízos insanáveis à pintura. É mais adequado decidir por um shampoo adequado para carros, principalmente formulado para a lavagem de carro.

Lavagem automática

A rotina cotidiana deixa a limpeza em posto de combustível e empresas do ramo a escolha predileta. Mas, boa parte usa escova de lavagem de carro automática, o que vai riscar a pintura. Decidir por um lava-jato com máquina “sem toque” (que joga o shampoo e a água em alta compressão) é mais adequado se tiver vontade de manter o acabamento do veículo, ou então você é capaz de comprar os produtos corretos e fazer o trabalho sozinho no lar.

Secagem

secagem_carro Depois da lavagem do carro, é necessário secar o automóvel o mais rápido que conseguir. Se deixar para enxugar ao relento, as gotas d’água podem manchar a carroceria, o que, em algumas ocasiões, são difíceis de tirar.
Há no mercado panos de microfibra particularmente desenvolvidos para a secagem de veículos. E o mais importante: não use uma camisa ou meias velhas, que são capazes de causar prejuízos não reversíveis à pintura. Uma secagem malfeita pode desperdiçar uma boa lavagem do carro.

Esponja não serve para lavar carros

Usar uma bucha comum oferece o risco de arranhar não unicamente a carroceria, mas também o para-brisa e demais vidros. Prefira uma luva de lavagem de carro projetada para veículos, feitas de lã natural ou microfibra, que puxa melhor as partículas. Buchas feitas de espuma mantêm a impureza na superfície e riscam o verniz da pintura.

Limpeza de vidros

limpeza_vidro A grande parcela dos produtos para limpeza de janela doméstica possui amônia, uma substância que irá avariar o para-brisas e demais vidros do carro. Tal produto ainda não é recomendado para superfícies como couros, plásticos ou vinil. Em razão disto, utilize produtos próprios para automóveis durante a lavagem do carro.

Balde

Use sempre dois baldes d’água durante a lavagem do carro: um para fazer o enxágue e outro para água com sabonete. Do contrário, depois de alguns minutos você irá estar fazendo a lavagem do carro com água imunda.

Nunca lave seu carro debaixo de sol bastante quente

Nunca se deve fazer a lavagem do carro debaixo do sol muito quente, dado que os raios só vão acelerar o processo de marcas d’água na carroceria. Prefira o princípio da manhã ou o final da tarde ou então lave-o longe do sol.
Antes de iniciar a lavagem do carro, espere a lataria esfriar – isso evita que a água e o sabão enxuguem e deixem marcas. O cuidado vale para todo o procedimento: ao longo da lavagem do carro, mantenha o automóvel sempre umedecido.

Não use toalha

Você, ocasionalmente, vê pessoas secando o veículo com uma toalha de banho produzida com tecido sintético. Talvez essa seja uma das maneiras mais garantidas de riscar a tinta! Um tecido de microfibra, algodão ou silicone é a mais apropriada coisa para a secagem.

Como lavar as rodas

lavar_rodas As rodas estão revestidas de graxa e com vestígios metálicos dos freios. Não cometa o equívoco de lavar as peças com a mesma luva que você usa para a lataria. Para fazer a melhor lavagem de carro, utilize a todo momento duas luvas: uma para as rodas e outra para a lataria.

Principie pelas rodas

Dê preferência às rodas ao iniciar a lavagem do carro, caso contrário, a graxa e a impureza das rodas são capazes de salpicar o restante da carroceria. Aguarde que elas esfriem antes da lavagem, para que não haja empenamentos no contato com a água gelada.

De que maneira lavar o carro a seco?

A Lavagem a seco inclusive é conhecida como Lavagem Ecológica, ainda que seja um dos assuntos mais falados, há inúmeras dúvidas a respeito desse procedimento. Vale a pena fazer a lavagem a seco? Qual viria a ser minha vantagem? Como lavar carro a seco? Posso riscar o automóvel com o procedimento de lavagem a seco? A lavagem a seco auxilia com o meio ambiente?
Existem pessoas falando que fazem a lavagem do carro por completo com só um copo de 200 ml d’água. E isto pode ser muito arriscado, já que com pouca solução de produto de lavagem a seco, a possibilidade de proporcionar arranhados na pintura do carro é bem grande. O ideal a ser utilizado em uma lavagem a seco é pelo menos 500ml ou até 2 litros de produto.
O recomendado é uma solução de 1L para uma boa lavagem a seco. Apesar disso isto também deverá ser avaliado em consonância com as situações da sujeira. De qualquer maneira, o procedimento de lavagem a seco é uma excelente ideia e não uma ação milagrosa. Utiliza-se pouca água, porém também não é uma lavagem totalmente a seco.

Qual a diferença entre a lavagem de carro a seco e tradicional?

Lavar o carro da forma convencional, utilizando água, pode gastar, praticamente trezentos litros d’água para carros pequeninos e seiscentos litros para carros grandes. Entretanto, haveria verdadeiramente uma fórmula para uma lavagem de carro melhor e mais eficaz do que aquelas tradicionais sem usar uma gota de água?
Com o intuito de fazer uma higiene a seco satisfatoriamente, é utilizado, no máximo, 1,2 litro d’água. Esta quantidade é muito expressiva para a limpeza de um automóvel que gastava litros e litros de água por minuto durante o processo tradicional de lavagem. Com essa quantidade de água, é possível deixar o veículo convenientemente limpo, brilhando e defendido.

Confira os materiais precisos para lavar o carro a seco:

– Produto lubrificante específico à lavagem a seco (escolha o mais disponível);
– Tecidos de microfibra limpos e secos (3 unidades para a limpeza de um veículo de tamanho mediano), somente para limpeza da pintura;
– Pincel para detalhamento (para rodas e frisos);
– Outros produtos de limpeza próprios para outras áreas (rodas, vidros, entre outros).

Como selecionar o produto adequado para lavar seu carro à seco?

Você pode decidir por produtos com formulação simples ou que tenham cera ou selante sintético na fórmula. Habitualmente os produtos para lavagem a seco já apresentam o efeito dois em um, fazendo com que a aplicação limpe e encere o veículo ao mesmo tempo. Com isto, a pintura do veículo fica protegida, além da solução dar preservação de brilho e proteção para a cera aplicada anteriormente no veículo.

Entenda como lavar a seco em oito passos

1. Mantenha o veículo longe do sol e com as peças resfriadas;
2. Realize a diluição, se o produto estiver denso.
3. Borrife o produto de lavagem a seco diretamente na área desejada, ideal em regiões de 50x50cm. Use produto suficiente com o intuito de deixar a pintura bastante umedecida. O aconselhado é pulverizar o produto até que ele escoe na pintura;
4. Tire a sujeira com um pano de microfibra sem fazer força, em um mesmo sentido. Dê somente uma passada por região e jamais fique esfregando o pano na superfície no sentido de vai-e-vem;
5. Use um segundo tecido microfibra limpo e seco para dar o toque final;
6. No momento de continuar a lavagem a seco, use outra parte do tecido que ainda encontre-se limpa;
7. Caso seja preciso, refaça o processo no mesmo lugar.
8. Se o pano ficar imundo, lave esfregando bastante e, após isso, continue o processo.
Se o seu carro estiver bastante imundo, utilize um jato d’água para tirar a quantidade excessiva de impurezas antes de começar a lavagem a seco.

Produtos que jamais podem faltar no momento de lavar o carro da maneira tradicional

Nem sempre pode-se mandar lavar o carro em um local especializado e, inclusive, há quem goste de fazer sozinho esse trabalho, devido a isso, é crucial possuir certos produtos no lar. Quem é apaixonado por seu possante, sabe a importância de um mimo às vezes, e até os menos emotivos valorizam a lavagem do carro.

Ao lavar o carro nunca deixe de utilizar cera

cera_carro A cera dá brilho e resguarda a pintura do veículo, gera uma película protetora que impede que a água fique na superfície, além de evitar arranhões e a oxidação da pintura. Muitas são de fácil aplicação e para saber o momento de passar outra vez, basta observar o brilho do veículo ou a água da chuva, por exemplo. Caso escorra pela carroceria, ainda existe uma camada de cera. Atente-se aos vários tipos de ceras acessíveis no mercado, provavelmente haja em componentes diferentes, consoante as necessidades de cada veículo.

Limpa vidros de carros

A transparência dos vidros é essencial até para a segurança ao conduzir. Inúmeros produtos prometem esterelizar o vidro do carro de forma ágil e eficiente e é imprescindível ver se eles correspondem a algumas atribuições básicas. Ao lavar o carro, esse tipo de produto, além de limpar a sujeira mais superficial, deve desengordurar os vidros (em especial na parte interna). Assim como as ceras, o ideal é que eles produzam uma camada defensora que garanta a durabilidade da limpeza. E, claro, não deve deixar arranhados logo após a aplicação.

Vai lavar o carro e esquecer de hidratar o banco de couro?

banco_couro Quem possui carro com bancos de couro se atenta em preservar os assentos com a aparência original e, em função disso, tem que utilizar hidratante de couro. Alguns produtos prometem hidratar, conservar e ainda agem como detergente. As três funções são cruciais para cuidar do material e, ao comprar, verifique no rótulo se ele atende a essas necessidades.

Espuma multiuso

Este tipo de produto serve para higienizar inúmeras superfícies, contudo uma das principais atribuições é “lavar” o pano dos assentos e das paredes internas do carro. Nos rótulos, existem orientações dos fabricantes como: deixar o produto operar por vários segundos, friccionar suavemente com esponja ou pano macio e umedecido e, por último, retirar com outro tecido antes que seque. Assegure uma lavagem de carro completa, mas, cuidado para não rasgar o estofamento ao retirar as marcas mais difíceis.

Deixe uma resposta