Boiadeiro Bernês – cão de estimação

Boiadeiro Bernês – cão de estimação

O Boiadeiro de Berna é uma espécie muito antiga da Suíça, que no decorrer dos tempos e com os muitos cruzamentos feitos, acabou se transformando o cachorro o qual vemos nos dias atuais. Em seu país natal, os Bernois Bouvier foram bastante usados pelos agricultores como cachorros de vigia e inclusive por produtores de rebanho, ajudando a conservar os rebanhos seguros. Os Cachorros Boiadeiros Bernese foram muito bem usados pra levar carroças cheias de leite, pois a impecável reputação do queijo da Suiça tornava o leite bastante vendido em meio aos agricultores.
O mais conhecido dos Sennenhund ou, “Cachorros de Montanha Suíços”, o Cão Boiadeiro de Berna se caracteriza por ser o único a ter um pelo longo e macio. A procedência da raça é simplesmente teórica. Certos especialistas consideram que sua biografia está na época da incursão romana em território Suiço, no momento em que os Mastiffs se misturaram com os cães guardadores de rebanho nativos.
O acasalamento gerou um cachorro forte apto a suportar o clima dos Alpes e devotar-se como cachorro de tração, defensor de gado, e cachorro pastor. Apesar da utilidade desses pets, poucas iniciativas foram realizadas pra propagar a espécie. No fim dos anos de 1800, a raça estava em risco de extinção.
Um pesquisador de nome Albert Heim começou a analisar os cachorros de origem suíça, sendo levado então ao Pet Boiadeiro Bernês. Estes cachorros foram achados somente nos vales dos Alpes baixos. Depois dos empenhos de Albert Heim, principiou, deste modo, a propagá-los por toda a Europa. Os exemplares melhores foram achados na região de Durrbach, dando a espécie o nome de Durrbachler. Com o desenvolvimento da espécie, o nome foi substituído para Boiadeiro De Berna. No período de 1926 deu-se origem ao primeiro espécime do Boiadeiro De Berna em solo americano.

boiadeiro bernes cão de estimacao
Características físicas do Boiadeiro Bernês

O Cachorro Boiadeiro De Berna possui três cores, tamanho grande e um temperamento bastante aprazível. Ele é sagaz, forte, e tem rapidez natural para exercer as funções de proteção e pastoreio pra as quais fora primariamente originado e utilizado na Suíça.
O Boiadeiro Bernese é grande, forte e bastante uniforme. Suas orelhas caem ao longo dos lados de sua cabeça, possuindo também membros curtos e orelhas médias. Seu rabo é bem espesso e pende sobre o tronco. Sua cor é muito dividida: ele detém uma pelagem afinada, muito macia, longa e escurecida, e, também, com um tom avermelhado e algumas marcas amarronzadas em volta das bochechas, da região dos olhos, membros e tórax. Também tem marcas claras em sua cabeça, em volta do pescoço, torso, patas e ponta da cauda.

Ele inclusive é bastante parceiro. Se o seu dono está na residência, ele irá fazer o possível para se reunir perto dele, mostrando todo o seu coleguismo. Não há maior felicidade para o Boiadeiro do que estra ligado de quem ama. Caso você não possua espaço ou tempo livre para dar atenção, portanto não obtenha este cachorro. Eles foram feitos para estar sempre junto de seus proprietários.

Pelagem do Boiadeiro Bernês
Sua pelagem é graciosa: Possui a parte inferior muito peluda e uma camada dupla, grossa, com a parte de fora alongada. Tipicamente tricolor, a quase totalidade de seu corpo tem as colorações pretas, enferrujadas e um branco reluzente. Possui uma marcação branca na forma de uma cruz avessa, uma mancha clara no meio de seus olhos e no começo da cauda.
A cor dominante do Cão Boiadeiro Bernês é o preto, que deve ser forte, com as manchas em castanho bem definidas na face, em cima dos olhos, nos membros e no peito. Contanto que não passe o princípio de suas pernas, ele pode possuir, também, um pelo branco nas patas.
A pelagem tem necessidade de ser escovada constantemente, com o intuito de deixá-la constantemente sadia, inclusive, sua pelagem é afinada e longa. Todo ano o Boiadeiro de Berna sofre perda de pelo de forma moderada durante as estações da primavera e no outono. Escovar diversas vezes semanalmente também colabora a reduzir a quantidade de pelo tombado ao redor da casa e conserva a pelagem limpa e desembolada. O banho regular, a cada trimestre ou mais, conservará sua higiene.
Temperamento do Boiadeiro Bernês
O Boiadeiro De Berna é um cão afetuoso, inteligente e vigilante. Ele ainda é cortês, tranquilo e tolerante. Ele gosta de estar com sua família e fica feliz quando é adicionado nas ações familiares. Contudo não se esqueça de disciplinar a ele como se portar em casa e com outras pessoas, pois um adestramento é fundamental pra esta espécie. Demorado para amadurecer, ele chega a seu porte adulto bem antes de chegar a maturidade mental.
O Pet Boiadeiro Bernês guarda sua família, no entanto ele geralmente não seja violento. Habitue-o desde sempre a exercer interação com pessoas desconhecidas e, de preferência, em lugares com inúmeras pessoas conjuntamente, pois ele é bastante acanhado quando não aparece alguma coisa nova pra ele.
Para você vir a possuir um cachorro bem sereno, acostume-o desde novo a qualquer coisa que seja capaz de ser incomum pra ele, para que ele não desenvolva medo, fique acanhado ou muito aflito. Apresente a ele ruído, outras pessoas e situações fora de seu habitual para ensiná-lo a como se proceder.
O comportamento do Cachorro Boiadeiro Bernese é afetado por uma sucessão de determinates, o que inclui hereditariedade, adestramento e socialização. Depois de habituados, eles irão querer fazer amizades com as demais pessoas, além de serem usualmente divertidos e terem bastante curiosidade.
Vantagens de ter um Boiadeiro Bernês
O Cão Boiadeiro de Berna também é um bom cão de vigia, que vai alertar a todos ao menor sinal de aproximação de um desconhecido ou intruso. Pode ficar manso: este cão é muito adequado para se possuir em casa, ele se dá bem com crianças, jovens e adultos.

Os instintos para pastoreio e guarda deste cachorro influenciam tudo que ele faz. Caso você possua crianças em casa, pode ficar tranquilo: as crianças irão adorá-lo.

Ele é um cão ansioso, visto que está constantemente procurando alguma coisa pra fazer, como por exemplo, um desafio. O Boiadeiro irá desejar sempre agradá-lo, consequentemente ele irá fazer o possível para se adaptar em várias funções que você conceder para ele realizar.

Problemas comuns ao Boiadeiro Bernês

Largue -o só e você irá possuir um cachorro infeliz, ansioso e chateado. Caso você dê alguma coisa pra ele fazer e ele não agradar, também vai chateá-lo muito. Só um pormazinho não não é suficiente. O Pet Boiadeiro Bernês adulto precisa de passeios longos diariamente, de pelo menos uma hora, para ficar física e mentalmente estabilizado.

Independente de sua formosura e ao impecável comportamento – ou possivelmente por causa dessas qualidades – atualmente, os Boiadeiros Berneses estão lutando pra sobreviver. A raça tem um pequeno conjunto de genes que ocasionou em diversos problemas de saúde pertinentes à endogamia (consanguinidade). Ao passo que mais pessoas apuram sobre a espécie, muitos cães com com complicações na saúde estão sendo criados com insuficiente ou qualquer padrão. Isso tem gerado um efeito nocivo a respeito do Pet Boiadeiro De Berna como um todo. Com o objetivo de se obter um Boiadeiro, pesquise um bom lugar onde comprá-lo, sua origem deve ser bastante observada para que não tenha algum tipo de complicação com seu cachorro.

Como Cuidar de um Boiadeiro Bernês

boiadeiro bernes cão de estimacao
Se você habita em um apartamento ou em um condomínio, nem pense em obter um Cão Boiadeiro Bernese. Um lar com um pátio enorme e protegido é o ideal lar para cachorros dessa espécie. Ele também possui energia em demasia. Todos os dias ele deve consumir bastante energia pra poder se manter estabilizado e com bastante alegria.
Cuide da saúde bucal do seu Boiadeiro de duas a três vez semanais, para retirar germes de sua boca. A escovação diária é inclusive melhor se você quiser evitar a moléstia das gengivas e o mau hálito.
Apare as unhas uma vez por mês se o seu cão não as puir espontaneamente. Se você pode ouvir as unhas baterem no chão é pelo motivo de estarem muito compridas. As unhas do cachorro têm vasos sanguíneos e se você cortar no local errado, é capaz de causar sangramento.
Caso existir mau cheiro ou vermelhidão nas orelhas do seu Boiadeiro, nesse caso leve-o a um veterinário imediatamente. Veja com um veterinário a respeito de qual produto usar para higienizar as orelhas do seu cachorro, então, posteriormente, higienize-as com um pouco de algodão umedecido. Todavia, recorde-se: só higienize a parte de fora, não coloque nada no interior do canal auditivo.
Confira habitualmente se há feridas, erupções cutâneas ou vestígios de infecção, como vermelhão, sensibilidade ou infecção na pele, no nariz, boca e olhos e nas patas do seu cão.

Fillhote do Boiadeiro Bernês

boiadeiro bernes cão de estimacao
Se você quer um cão perfeitamente apropriado em um habitat familiar, adapte ele desde filhote às relações com as pessoas da família. Comece, o mais cedo possível, em mostrar a ele quais são os limites que ele tem. A espécie é considerada vagarosa em termos de amadurecimento emocional e por essa razão o modo de educação pode e deve ser realizado no decorrer de um período mais longo.
Desde novo, possua o costume de levar o seu Boiadeiro a um veterinário. Manuseie os membros do animal com assiduidade e olhe no interior de sua boca. Para educá-lo a se comportar na ocasião em que for preciso ir a qualquer consulta, comece a conceder-lhe algum padrão de gratificação e nunca se esquecendo do elogio quando ele se portar corretamente. Limpe e cuide do seu animal de estimação desde cedo, porque eles têm o costume de fazer buracos em locais com muita terra, portanto ficando imundo mais que o normal.
Inclusive, jamais permita o filhote de Boiadeiro Bernese correr e brincar em ambientes rígidos (tal como pavimento), saltar em excesso ou puxar cargas de muito peso até que ele tenha ao menos dois anos de vida e até que suas articulações estejam totalmente desenvolvidas. Porém, ele pode se esbaldar em uma grama.
Curiosidades acerca do Boiadeiro Bernês
Ele é completamente adequável em climas bem frios. No entanto, com o pelo escuro e enorme estatura, ele é predisposto a sensações de calor. Em dias excessivamente quentes, não aceite que ele realize demasiado treino físico.
Você precisará possuir um cuidado exclusivo se estiver no processo de criação de um cachorro da espécie Boiadeiro De Berna. Tal como diversos cachorros de raça grande estatura, o Boiadeiro Bernês cresce rapidamente entre o período de quatro e sete meses, estando com tendências a problemas ósseos e machucados. A alimentação deve ser bastante caprichada, com excelente qualidade, abundante em nutrientes, mas bem dosada, a fim de que ele cresça moderadamente.

Deixe uma resposta